Normas para publicação de artigos

Avanços & Olhares – Revista do Instituto de Ensino Superior do Araguaia – periódico científico multidisciplinar semestral – aceita, para publicação, artigos inéditos de mestres e doutores*, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico e/ou empírico, revisão crítica da literatura da pesquisa, ensaios, resenhas de livros e entrevistas com profissionais que contribuam para o avanço do conhecimento e também instiguem novos estudos e pesquisas.

Textos de outras naturezas serão publicados na seção “Espaço Aberto”.

A publicação de artigos está sujeita a avaliação da Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios a sua contribuição com a área da temática principal, a originalidade do tema ou o tratamento dado ao mesmo, e o rigor da abordagem teórico-metodológica adotada.

* Doutores e/ou mestres podem submeter artigos em coautoria com seus orientandos.

Os Autores poderão enviar seus artigos utilizando o formulário de submissão.

Obs: Enviar no corpo do e-mail dados pessoais como: Nome completo; cpf; celular e e-mail.

Depois da análise pela Comissão Editorial, uma cópia do parecer será enviada aos autores, se for o caso de eventuais acertos.

Quanto à formatação, os artigos devem ser:

  1. Digitados em Word for Windows, ou programa compatível;
  2. Fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas de rodapé para as quais deverão ser aplicados os tamanhos 11 e 10, respectivamente);
  3. Em 1,5 entre linhas e parágrafos, e espaço duplo entre partes do texto.
  4. As páginas devem ser configuradas no formato A4, com numeração no canto superior direito, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.
  5. Na extensão, o artigo, configurado no formato acima, deve ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas.

A estrutura do artigo deve ter a seguinte sequência:

  1. TÍTULO (fonte 12, centralizado, em caixa alta);
  2. Nome do(s) autor(es) seguido(s) de numeração que remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, pais, titularidade acadêmica e funcional.
  3. Resumo (com máximo de 300 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 04 palavras), escritos no idioma do artigo; em Times New Roman, corpo 11; grafia: “Resumo”.
  4. Abstract e Keywords (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave); em Times New Roman, corpo 11.
  5. Texto (com divisões/subtítulos ou não), em Times New Roman, corpo 12.
  6. Referências: apenas trabalhos citados no texto.
  7. As notas de rodapé devem ser apresentadas no pé de página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento no texto.

NORMAS para citações diretas:

  1. Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (CANDIDO, 2005).
  2. Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Candido (2005) assinala…”.
  3. Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.” (CANDIDO, 2005, p. 136).
  4. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (CANDIDO, 2005a).
  5. Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2005);
  6. Quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SOUZA et al., 2005).
  7. As citações diretas, com mais de três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), deverão ser destacadas com recuo de 04 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas.
  8. As Referências, no final do texto, devem ser dispostas conforme orientação da NBR 6023 da ABNT de 2006.
  9. As referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplos:
    1. livros e outras monografias: (CANDIDO, A. Título do livro. Número da edição (ed.), Cidade: Editora);
    2. capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y);
    3. dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo (sem itálicos). Número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano);
    4. artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano);
    5. trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais… Cidade: Instituição. p. X-Y).

As RESENHAS devem ter, no máximo, 05 páginas e apresentar a referência completa da obra resenhada.

Na prevenção de plágio, antes da submissão, recomenda-se que os autores sigam os seguintes passos:

  1. artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  2. na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  3. pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo não devem ser incluídos na lista de autores. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
  4. todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

*Os conceitos e conteúdos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).